Lula dá 60 dias para governo elaborar proposta de transição energética
O presidente Lula deu 60 dias aos ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente, Fazenda e Casa Civil para que sejam estabelecidas diretrizes que resultem na elaboração do “mapa do caminho”, para reduzir gradativamente a dependência de combustíveis fósseis. O despacho publicado no Diário Oficial da União estipula que a proposta seja apresentada, em caráter prioritário, ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O documento deve propor mecanismos de financiamento adequados à implementação da política de transição energética, incluindo um fundo que será financiado com recursos vindos da exploração de petróleo e gás natural. (Globo)
Curativo com tecnologia brasileira pretende reduzir número de amputações por diabetes
Uma tecnologia desenvolvida por cientistas da Universidade de Brasília (UnB) pretende reduzir pela metade o número de amputações por diabetes no país. Chamada de Rapha, a invenção é um curativo de látex natural junto com luzes de LED que evita complicações causadas por feridas e infecções nos pés de quem adquire a doença. O látex ajuda o corpo a criar pequenos vasos sanguíneos, enquanto o LED ativa as células da pele, fazendo com que as feridas cicatrizem muito mais rápido. O Brasil realiza, em média, 50 mil amputações por ano causadas por pé diabético. A novidade, que já tem aprovação de segurança do Inmetro, aguarda apenas o aval da Anvisa para chegar ao SUS. (g1)
Pesquisador brasileiro está entre as dez pessoas que marcaram a ciência em 2025
O pesquisador brasileiro Luciano Moreira está entre as dez pessoas que marcaram a ciência em 2025, segundo uma lista divulgada nesta segunda-feira pela prestigiada revista científica Nature. Ele lidera no Brasil uma iniciativa que pretende eliminar doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. O mosquito é contaminado com a bactéria chamada Wolbachia, que bloqueia a infecção do inseto por essas doenças e impede a transmissão para humanos que sejam picados. Neste ano, a maior biofábrica do mundo de mosquitos com a Wolbachia foi inaugurada em Curitiba, produzindo mais de 100 milhões de ovos por semana. (Folha)
Panelinha: bolinho de bacalhau com inhame
Panelinha no Meio. Começou a temporada de receitas natalinas. E nada de dizer que o bolinho de bacalhau servido na ceia é de “batatalhau”. Este aqui é feito com inhame.
Manifestações contra o avanço do feminicídio se espalham pelo país
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e dezenas de outras cidades. Ruas de todas as regiões do país foram ocupadas por manifestações contra o avanço do feminicídio. A mobilização, organizada pelo Levante Mulheres Vivas, convocou atos em pelo menos 20 estados e no Distrito Federal. Na Avenida Paulista, cerca de 9,2 mil pessoas ocuparam os dois sentidos da via, segundo dados do Cebrap. Em Brasília, manifestantes se juntaram à primeira-dama e ministras. Do carro de som, Janja declarou que “política pública não falta, o que falta é vergonha na cara dos homens”. (g1)
Frank O. Gehry, gigante da arquitetura, morre aos 96 anos
A arquitetura mundial perdeu na sexta-feira um de seus maiores representantes, com a morte de Frank O. Gehry, na Califórnia, aos 96 anos. Famoso por desenhar o Museu Guggenheim Bilbao, na Espanha, ele se tornou o arquiteto americano mais reconhecido desde Frank Lloyd Wright. Um dos primeiros arquitetos a compreender o potencial do design assistido por computador, criou diversos edifícios de grandeza escultural e poder visceral — confira nesta galeria. (New York Times e BBC)
Censo: 3,1 milhões de pessoas em favelas moram em ruas acessíveis só a pé, bicicleta ou moto
Dados do Censo divulgados pelo IBGE mostram que 3,1 milhões de moradores de favelas do Brasil viviam em ruas em que apenas motos, bicicletas ou pedestres conseguiam passar, em 2022. O levantamento aponta que 62% dos moradores de favelas residem em vias acessíveis a veículos de grande porte, como ônibus, caminhões e ambulâncias, ante 93% de residentes em outros locais. Segundo o IBGE, o Brasil tinha 12.348 favelas e comunidades urbanas em 2022, com mais de 16 milhões de moradores, ou 8% da população. (g1)
Inter e Santos escapam do rebaixamento; Fifa sorteia grupos de seleções para a Copa 2026
Está encerrado o Campeonato Brasileiro de 2025, que já tinha o Flamengo como campeão desde quarta-feira. Internacional, Santos e Vitória escaparam do rebaixamento. Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport caíram para a série B. Confira como ficou a classificação. (UOL)
Rayssa Leal é tetracampeã no skate street
É tetra! Aos 17 anos, Rayssa Leal venceu ontem, em São Paulo, seu quarto título seguido da SLS Super Crown, principal circuito do skate street na temporada após o cancelamento do Mundial de 2025. Mesmo com uma entorse no tornozelo, ela liderou desde a primeira volta e fechou com 32,6 pontos. A japonesa Liz Akama (26,4) e a australiana Chloe Covell (25,3) completaram o pódio entre as seis finalistas. (Folha)
Igreja Católica admite sexo sem fins procrativos no casamento
Um documento divulgado pela Igreja Católica, com aprovação do papa Leão XIV, reconhece a “finalidade unitiva da sexualidade”, enfatizando que o sexo “não se limita a assegurar a procriação, mas contribui para enriquecer e fortalecer a união única e exclusiva” do casal. O texto admite que os cônjuges podem manter relações, mesmo sem buscar filhos, inclusive em períodos de infertilidade, “como manifestação de afeto e para salvaguardar a fidelidade mútua”. O texto, porém, condena práticas como o poliamor. (g1)