Um olhar para o passado no Rio e para o futuro em São Paulo: o melhor do fim de semana
Neste fim de semana, tem a reabertura do Vinícius Bar em Ipanema. A atração é Maria Creuza no show Saudade do Poetinha Vinicius de Moraes. Nada mais adequado.
Filme une a comédia romântica ao drama dos migrantes na França

Um jornalista em desgraça vai cobrir a remoção de um acampamento de imigrantes em Paris e acaba ferido pela polícia. Pode não parecer, mas este é o pontapé inicial da comédia romântica Apenas Alguns Dias, um dos destaques das estreias desta quinta-feira nos cinemas. Temos ainda um novo filme do Quarteto Fantástico, que busca dar um gás em seu universo cinematográfico, duas cinebiografias de artistas bem diferentes e o retorno às telas de um filme sobre a Amazônia que, após cinco décadas, segue tristemente atual. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Pista Quente Apron Tour: o melhor do fim de semana no Rio e em São Paulo
Semana passada falei que era raro ter um evento legal nas duas cidades ao mesmo tempo. Bom, pago com a língua. A Pista Quente, uma das festas mais legais dos últimos anos porque junta um par de DJs de gerações diferentes – Benjamin Sallum e Akin Deckard – montou uma turnê para receber o produtor inglês Steven Julien, da Aron Records. Na sexta eles tocam no Caracol Bar em São Paulo com Ashira e Loïc Koutana e, no sábado, vem ao Rio para tocar no Trauma e no Fatchia no domingo.
O poeta não morreu e está nas telas

Cazuza, que morreu em 1990 em decorrência de complicações da Aids, foi um furacão de talento e criatividade que varreu o cenário musical brasileiro nos anos 1980 e não deixou que a doença domasse seu trabalho. Esse período de saúde declinante e criatividade em profusão é retratado no documentário Cazuza: Boas Novas, destaque estre as estreias desta quinta-feira. Há ainda o mais recente filme do genial cineasta nonagenário Costa-Garvas, dramas franceses e brasileiros e, claro, blockbusters sanguinolentos. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Bergman na ponte aérea: o melhor do fim de semana em SP e no Rio
Nesta semana um caso raro de mostra que acontece ao mesmo tempo em São Paulo e no Rio. A Semana Bergman, que traz filmes de um dos maiores cineastas de todos os tempos, o sueco Ingmar Bergman, acontece no Reag Belas Artes e no Cinesystem Belas Artes Frei Caneca em São Paulo e no Cinesystem Botafogo no Rio. Na programação do fim de semana nas duas cidades tem Monika e o Desejo na sexta, O Sétimo Selo no sábado e Morangos Silvestres no domingo. Um bom começo para quem nunca viu os filmes do sueco na telona.
Um alienígena e uma mulher do outro mundo

Os anos 1970 dão o tom das estreias desta quinta-feira nos cinemas, , com releituras de dois filmes que marcaram aquela década. Ganham novas versões Superman e o clássico erótico Emanuelle, adaptados para os novos tempos. Há ainda um drama ambientado na Itália da Segunda Guerra Mundial e um tiroteio familiar dos EUA.. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Ópera contemporânea em São Paulo, e a reabertura do Museu Nacional no Rio: o melhor do fim de semana
O melhor programa de São Paulo para quem tem ouvidos inquietos é a estreia mundial da ópera Oposicantos, de Flo Menezes no Theatro São Pedro. Um dos papas da música eletrônica ligada à vanguarda clássica, o compositor faz uma ópera que, em vez de dramaturgia, tem a ideia de estoicismo como tema. A direção cênica é de Alexandre Dal Farra e a direção musical é de Eduardo Leandro. Só até domingo.
Religião e política nas telonas

A semana tem poucas, mas polêmicas estreias nos cinemas. De passagem pelas telonas antes de chegar à Netflix, o documentário Apocalipse nos Trópicos retrata o crescente envolvimento de evangélicos na política. Há ainda o sétimo longa da série Jurassic Park e dois dramas que lidam, sob ângulos opostos, com amor e pessoas com deficiência. Confira todas as estreias e veja os trailers.
Festival Turá em SP e Orquesta Ouro Preto na praia no Rio: o melhor da semana
O Parque Ibirapuera nunca foi tão ocupado com festivais de música como neste ano. Veterano no uso do palco de Oscar Niemayer, o Festival Turá chega à sua quarta edição paulistana com dois dias de música brasileira. Os destaques do sábado são o encontro entre Pretinho da Serrinha com Criolo e Leci Brandão, Seu Jorge e Só Pra Contrariar, já no domingo, Gloria Groove, Raça Negra e Saulo com Luiz Caldas.
A volta do piloto veterano e da androide malvada

Brad Pitt como um piloto das antigas que volta às pistas da Fórmula 1. Uma androide malvada tendo que enfrentar outra androide ainda pior. Um longa lidando com a resistência feminina sob a tirania do Talibã e ainda a história (ficcional) de uma vítima dos crimes ambientais de Brumadinho e Mariana. O cardápio de novidades desta quinta-feira nos cinemas está para lá de farto. Confira todas as estreias e veja os trailers.