O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

As notícias mais importantes do dia, de graça

Cultura

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Glória Pires desafia convenções nas telas

O amor está no ar, e não é o amor natalino. Uma das nossas mais consagradas atrizes, Glória Pires estreia na direção com Sexa, estrelado por ela mesma. Bárbara, a protagonista, acaba de fazer 60 anos carregando algumas desilusões amorosas e enfrentando a visão etarista do filho, para quem a mãe “já passou da idade de namorar”. Apesar dos incentivos da amiga Cristina (Isabel Fillardis), Bárbara parece disposta a aposentar o coração até surgir em seu caminho o viúvo Davi (Thiago Martins), que, para desafiar ainda mais a convenções, é 25 anos mais novo. Será que ela vai jogar fora o “genária” e ficar só com o “sexa” do título?

Mercado de livros gera 70 mil empregos no Brasil

Um estudo realizado pela Câmara Brasileira do Livro revela que o mercado editorial gera 70 mil empregos diretos no país, com cerca de 54 mil empresas entre editoras, livrarias, distribuidoras e gráficas. O levantamento aponta que 83% dos CNPJs registrados são microempresas e 59% das empresas são compostas por apenas uma pessoa. Isso explica a criação de 3 mil novas firmas do ano passado para cá, enquanto os empregos ficaram estáveis, com oscilação de 1% nos últimos três anos. O Sudeste é a região que mais emprega no setor, sendo responsável por 56% das vagas no comércio varejista e 60% no atacado. (Folha)

‘O Agente Secreto’ recebe três indicações ao Globo de Ouro 2026

Representante do Brasil no Oscar, O Agente Secreto segue em alta, ao receber, nesta segunda-feira, três indicações ao Globo de Ouro. O longa de Kleber Mendonça Filho foi nomeado nas categorias de melhor filme de drama, feito inédito para uma produção brasileira, melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator para Wagner Moura, o primeiro do país a disputar a categoria. Apontado como favorito nas principais premiações, Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, lidera o número de indicações, com nove, seguido por Valor Sentimental, com oito, e Pecadores, com sete. A cerimônia de premiação acontece no dia 11 de janeiro, em Los Angeles. (Globo)

CCXP perde fôlego após debandada de gigantes do streaming

Depois de quatro dias de programação em São Paulo, a CCXP encerrou mais uma edição — só que, desta vez, sob clima de desgaste. Após anos marcada por anúncios exclusivos e painéis disputados, a feira viu uma debandada de grandes parceiras: a Netflix, Universal e Apple ficaram de fora; e a Disney entrou em cima da hora. O público enfrentou filas de até quatro horas para ativações, falhas na retirada de credenciais e frustração generalizada. O respiro estava no Artists’ Valley, onde ilustradores e quadrinistas preservaram o espírito original do evento. (Folha)

Assaltantes levam obras de Matisse e Portinari da Biblioteca Mário de Andrade

Oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari foram roubadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. As obras faziam parte da exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Segundo a Polícia Militar, dois homens armados invadiram o local, renderam os seguranças e fugiram em direção à estação Anhangabaú do metrô. Os suspeitos seguem foragidos. Câmeras de segurança registraram a fuga. (g1)

Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ são indicados ao Critics Choice Awards 2026

Considerado importante termômetro para o Oscar, o Critics Choice Awards anunciou sua lista de indicados para a edição de 2026 com Wagner Moura e O Agente Secreto entre os concorrentes. O longa de Kleber Mendonça Filho foi indicado a melhor filme internacional e melhor ator, com Moura, que também foi nomeado na categoria de melhor ator coadjuvante em série limitada ou filme para TV pela série Ladrões de Drogas, da Apple TV. Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de janeiro, em Los Angeles. (Globo)

Filme de ‘Peaky Blinders’ tem datas de estreia definidas nos cinemas e na Netflix

A Netflix divulgou as datas para o lançamento de Peaky Blinders: The Immortal Man, aguardado filme derivado da série de sucesso Peaky Blinders, que traz Cillian Murphy de volta ao papel principal. O longa tem estreia marcada para 6 de março de 2026 em cinemas selecionados, chegando à plataforma a partir do dia 20 do mesmo mês. Com enredo do filme ainda em segredo, a produção é anunciada como “uma continuação épica da saga de gângsteres, ambientada nas ruas sem lei de Birmingham, na década de 1900”. Tom Harper, que dirigiu vários episódios da série, assume a direção do filme com roteiro de Steven Knight. (Variety)

Aposta dobrada

João Kombi, guitarrista e vocalista do Test, a banda de grindcore que faz um dos sons mais extremos de hoje no Brasil, sobe ao palco do Garage Grindhouse acompanhado apenas de sua guitarra e uma série de pedais. Senta no chão e inicia uma improvisação de cerca de 20 minutos, em que a guitarra elétrica é usada de maneira magistral para aquilo que foi criada: emanar ondas de ruído. João não estava listado no line-up da noite que abriria a 15ª edição do Festival Novas Frequências, mas seu show surpresa diz muito sobre o ethos desse evento singular, assim como o palco escolhido para abrir os próximos onze dias de shows no Rio e em São Paulo.

Novas Frequências, no Rio e 2 anos de Matiz em SP: o melhor do fim de semana

Vou contar melhor essa história para assinantes premium na Edição de Sábado, mas neste fim de semana acontece o festival carioca com mais sabor cosmopolita paulistano que eu conheço. Trata-se da 15ª edição do Novas Frequências que, como sempre acontece, ocupa diferentes lugares da cidade com uma programação musical que sai do óbvio. Na sexta, as canadenses Kara-lis Coverdade e Sarah Davachi tocam no Solar de Botafogo. Mais tarde, no Trauma, a pista ferve com Anti Ribeiro, Cashu e Praed. No sábado, de graça, quatro shows à tarde no Parque Laje: Rosa Nioviello e Laura Dâmaso, Concepcíon Huerta, Chico Correa e Luciana Rizzo. A parte carioca termina com peso no Circo Voador no domingo: Papangu, Test & Deafkids e Metá Metá. Isso sem contar a instalação do Craca, que está aberta à visitação na Casa Firjan. Já na segunda o festival segue pra São Paulo, incluindo outros artistas no line-up.

Países Baixos, Espanha, Irlanda e Eslovênia boicotam Eurovision com participação de Israel

Os Países Baixos, Espanha, Irlanda e Eslovênia anunciaram que não participarão da próxima edição do Eurovision, depois de uma reunião das emissoras participantes ter decidido que Israel seria admitido no festival. A emissora holandesa Avrotros afirmou que “a participação nas circunstâncias atuais é incompatível com os valores públicos que são essenciais para nós”, enquanto a emissora irlandesa RTÉ classificou como “inaceitável” a participação israelense. O boicote se dá pela posição dos países em relação ao conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. A Rússia está banida da competição desde o início da guerra na Ucrânia. (Deadline)