Ele vai ser condenado
Estamos chegando perto do julgamento mais importante da história da República brasileira. Sim: o mais importante. A razão é a seguinte: democracia, para funcionar, precisa de tempo. Não bastam dez ou vinte anos. Democracia precisa de continuidade. Cinquenta anos, setenta. E uma única força insiste em se intrometer na nossa democracia. Foram, desde 1889, sete vezes que um ou mais generais derrubaram o regime legal, a Constituição, porque queriam escolher quem mandaria no Brasil. Por sete vezes deu certo. Mas muitos outros golpes militares foram tentados e não deram certo. Nunca um general foi julgado por tentar interromper a democracia.
Quem é patriota de verdade?
No Ponto de Partida desta sexta-feira (25), Yasmim Restum e Pedro Doria respondem as perguntas de vocês sobre patriotismo entre esquerda e direita brasileiras - tendo como pano de fundo a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos junto ao governo de Donald Trump e a investigação norte-americana que envolve, inclusive, o método de pagamento Pix.
Tem espaço pra 3ª via?
Quais são as chances de haver um candidato de terceira via que chegue à presidência da República? A resposta vai variar, dependendo de para quem se pergunte. Pergunte a um militante de esquerda das redes sociais, por exemplo, e a resposta é a seguinte: chance zero. A política brasileira é isso aí. Ou Lula ou Bolsonaro.
Leite e Bolsonaro
“Se houver um cenário de terra arrasada, pelo menos estarei vingado desses ditadores de toga.” A frase é do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, em entrevista à CNN Brasil, na sexta-feira passada.
Trump contra o PIX
Algumas coisas interessantes aconteceram nas últimas horas. Uma é que o governo americano abriu oficialmente uma investigação a respeito do Brasil. Outra é que, enfim, caiu a ficha da família Bolsonaro de que eles deram um tiro no pé. Está todo mundo desesperado tentando controlar Eduardo Bolsonaro. E, nessa, agora quem está correndo atrás do Planalto é o Congresso. Nada como um dia após o outro.
Bolsonaro quer isolar o Brasil do mundo
O que você espera de um presidente da República? Bem, primeiro e sobremaneira, acho que a respeito disso temos um consenso, você espera de um presidente que ele defenda seu país de qualquer ataque. Certo? Temos cinco pré-candidatos de oposição à sucessão de Lula. O Brasil sofreu, na semana passada, o pior ataque direto à sua soberania em muitas décadas. Um presidente americano impôs pesadas sanções econômicas ao país exigindo que a Justiça do Brasil tomasse decisões com base no que deseja a Casa Branca. Ou decide como eu quero ou vou punir você pesado. Que ninguém se engane: é um cabresto. É um ataque direto. A mensagem não poderia ser mais clara. Os Estados Unidos exigem ditar como atua o Brasil.
As duas vitórias do Governo Lula
As tarifas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump aos produtos brasileiros deram ao Governo Lula a segunda onda consecutiva de vitória nas redes sociais. Em um contexto em que o Executivo sofria com a queda da aprovação, o Governo, que já havia ganho a batalha contra o Congresso pela taxação dos mais ricos, - ao menos nas redes - agora ganhou a chance de defender a soberania brasileira, outra pauta positiva.
O bolsonarismo está no fim
Vocês viram Donald Trump, né? Sobre Jair Bolsonaro. “O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro”, ele escreveu na Truth Social, aquela rede social que só ele e os aloprados de direita usam. “Tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo.” Eduardo Bolsonaro, lá nos Estados Unidos, deve estar com um sorriso de um canto ao outro da boca. Aí Steve Bannon, o sujeito que é o cabeça do movimento internacional de direita, deu uma entrevista a Mariana Sanches, do UOL. “Ele está muito aborrecido com isso”, Bannon disse sobre Trump. “Acredito que haverá severas sanções financeiras contra Moraes. Há dezenas de pessoas trabalhando nisso, tanto no Executivo quanto no Congresso, e veremos o resultado em algumas semanas.”
O PT ganhou essa
Pela primeira vez, a esquerda venceu a direita nas redes sociais. A campanha puxada por PT e governo contra o Congresso Nacional funcionou. Vocês devem ter visto, né? O Congresso quer proteger os ricos e o Planalto quer cobrar mais imposto dos ricos. Esta é a mensagem do governo nas redes. Um monte de vídeos feitos com inteligência artificial, um deles inclusive citando de forma irônica o presidente da Câmara, Hugo Motta, ou Hugo Nem se Importa, que virou o grande bandido da história.
Cabo de guerra entre poderes: ninguém cede, nem avança
No Ponto de Partida desta sexta-feira (4), Yasmim Restum e Pedro Doria conversam sobre governabilidade - condição essa que está cada dia mais difícil na atual conjuntura com o cabo de guerra entre Governo e Congresso. Será que dá para desatar esse nó ou o Brasil está mais próximo de uma mudança de regime? O papo ainda contempla o imbróglio das redes sociais no Brasil.