Galeria: Tesouros da biblioteca de Pembroke
Fotos de alguns dos principais tesouros da biblioteca do Pembroke College de Oxford.
Breviarium Bartholomei
Breviarium Batholomei é um manuscrito do final do século 14. Escrito por volta de 1390 por John Mirfield. É uma espécia de um compêndio que tentava consolidar todo o conhecimento prático de medicina da época. Apenas duas cópias completas deste manuscrito existem hoje no mundo.
Religio Medici
Religio Medici é um manuscrito escrito em 1640 por Sir Thomas Brown, que não só foi aluno de Pembroke, como foi quem fez o discurso representando os alunos na cerimônia de inauguração do College. É também um livro sobre medicina, de uma época em que crenças e feitiçarias ainda se misturavam com o início de uma medicina mais científica. Daí seu nome, a religião do médico. Apesar de já existirem livros impressos este livro circulou por alguns anos sendo emprestado e copiado. Até que em 1643 foi publicada uma cópia pirata do livro, o que fez com que Brown trabalhasse em uma revisão e lançasse uma versão impressa oficial de seu livro em 1645.
O Dicionário da lingua inglesa por Samuel Johnson
Publicado em 1745 é um dos mais influentes dicionários da lingua inglesa.
A vida de Samuel Johnson, por James Boswell
Esta é uma cópia do editor, usada para revisar a biografia do escritor de dicionarista Samuel Johson, escrita por James Boswell, com comentários à mão feitos pelo editor antes do lançamento do livro em 1791.
Tratado Teológico
Aparentemente pertenceu a um cardeal italiano, mas um corte em uma das páginas iniciais parece indicar que alguém quis esconder o nome do dono original para poder vender o livro no mercado negro.
Manuscrito Siríaco
Um dos mais antigos manuscritos da biblioteca, e um dos poucos ainda em estado que permite ser manuseado. Estima-se que tenha sido escrito entre os séculos 12 e 13 e sobreviveu aos saques e incêndios de bibliotecas da invasão de Gengis Khan. Foi comprado por um professor inglês chamado Athelstan Riley que foi enviado pelo Arcebispo de Canterbury para investigar as condições de vida de cristãos no oriente médio no final do século 19.
Livrinho de anotações de Thomas Atkinson
Thomas Atkinson era o mestre do navio HMS Victory o navio de comando do almirante Nelson durante a batalha de Trafalgar. Este era o livro que ele carregava em seu bolso para fazer breves anotações sobre seu dia a dia. Apesar deste livrinho ter anotações de 1805, ele vai apenas até julho, enquanto a famosa batalha ocorreu em outubro do mesmo ano.
Livro de horas da rainha Anne da Boêmia
Livro de rezas com páginas douradas e acabamento primoroso feito em Praga no início do século 15. Curiosamente o livro parece inacabado.