FliRui no Rio e aniversário da YB em SP: o melhor do fim de semana
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Com destaque para Maria Bethânia lendo poemas, começa nesta sexta e vai até domingo a primeira edição da Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa – FliRui. Tendo “Liteatura e Democracia”como tema, traz rodas de conversa, slam, oficinas, poesia, contação de histórias, exposições, espetáculos de teatro e filmes. Outros destaques deste três dias são Ailton Krenak, Bia Lessa, Amara Moira e André Dahmer.
O excepcional Borda, mais recente espetáculo da Lia Rodrigues Companhia de Dança, encerra o Festival Panorama com sessões na sexta e no sábado no teatro João Caetano. E com ingressos a preços populares: R$ 20.
Nem deveria valer pro Rio, que tem samba todo dia, mas na próxima terça é comemorado o Dia Nacional do Samba. A data serve para que a Cidade do Samba receba de sexta a domingo desfiles de escolas de samba e shows. Tudo de graça, só precisa levar um quilo de alimento. O dia mais legal é domingo, com show de Zeca Pagodinho os desfiles de Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro.
No domingo em São Paulo tem samba também, mas não só. A Casa de Francisca é ocupada pelos artistas da gravadora YB, que comemora seus 25 anos. Os metais de Thiago França e Allan Abbadia embalam o almoço com uma roda de samba instrumental. No Largo, o Pagode da Várzea, de Rodrigo Campos, recebe Janine Mathias, Roberta Gomes, Zeferina, Nereu e Maurício Tagliari. Já na Sala B, no começo da noite, é a vez dos cantores. Blubell, Lulina, Kaboom 23, Romulo Fróes, Nina Becker, Bruna Alimonda e Paulo Tó tocam acompanhados por Guilherme Kafé e Igor Caracas. Para terminar, no Salão, um encontro que transcende a música: Alessandra Leão (foto), Ava Rocha, Juliana Perdigão e Negro Leo.
Para quem gosta de som mais hard, os japoneses do Boris trazem ao Fabrique a celebração dos 20 anos do icônico álbum Pink. Na abertura a banda sueca Siena Root, que vem pela primeira vez no país.
No sábado abre no IMS a exposição Fotografia AGNÈS VARDA Cinema, com mais de 200 imagens. E, no domingo, o instituto passa os curtas A Ópera-Mouffe + Saudações, cubanos! + Os Panteras Negras, seguido de conversa com Rosalie Varda, filha da cineasta.
Mais dicas do que fazem em São Paulo na edição desta semana da Ladrilho Hidráulico.


